Hoje fui confrontado com uma situação que me deixou pensativo e revoltado.
Fui contactado por um jogador que queria entrar para a nossa guild. Tinha as condições para isso, em termos de nivel, e por isso confrontei-o com as nossas regras para que tivesse conhecimento delas, as aceita-se e a partir dai fizesse parte desta "familia".
Quando o confrontei com a cota mensal, tendo o cuidado de explicar o porquê da mesma, esse jogador disse que era um roubo e que não pagava. Expliquei que não pagando não entrava e ficou o assunto por aqui (mais ou menos mas o resto também não interessa).
Depois fiquei a pensar se todos os membros desta guild têm a noção de que a cota é para um bem maior e comum e que não é uma opção, mas sim uma obrigação. TODOS sem excepção têm de pagar a cota, mas é mesmo TODOS.
Isto levou-me a duas coisas:
1º nem todos os membros da guild estão registados no fórum, pelo que nem todos leêm estas mensagens, de 38 apenas 16 estão registados;
2º provavelmente os membros novos não sabem que têm de pagar a cota, se calhar nem alguns mais antigos.
Posto isto tomei uma resolução, que ainda não estando decidida a 100%, porque respeito todos e não gosto de ditaduras.
Todos os membros devem estar registados no fórum, uma opção de cada um, não uma obrigação, mas o registo no fórum só vem trazer benefícios.
Todos têm de pagar a cota, sob pena de serem expulsos da guild se não o fizerem. Como podem ver esta já não é opção.
Para suavizar um pouco as coisas acho que deve sempre haver uma tolerância, e por isso há para todos um mês de tolerância, ou seja, não podem estar a dever dois meses.
Ex.: Quando acabar Fevereiro todos têm de ter o Janeiro pago.
Se a nossa guild conseguir comprar o terreno e fazer as construções todos vão querer beneficiar delas, por isso todos têm de contribuir até lá. Outras contribuições são facultativas.
Solicito aos responsáveis (leia-se aos que podem meter pessoal) que expliquem bem aos novos membros as regras desta "familia" para que ninguém possa alegar o desconhecimento da "lei".
O não conhecimento da lei não implica o seu não cumprimento.
Obrigado pela atenção e desculpem a "piçada".