Livros de skills
Estes livros serão úteis para quando tiveres uma das tuas habilidades em nível mestre, exemplo: se fores Ninja, e tiveres a habilidade da adaga rotativa em mestre, poderás ler destes livros, até chegares a grande mestre desta mesma habilidade. Para mais informações, clica aqui.
Livros mestre
Quando tiveres a habilidade a mestre, ao usares o livro mestre (caso o leias com sucesso) ele irá provocar um aumento do poder da habilidade, seja esta expressa em percentagem, ou valor númerico, não mudando o nível de mestria da habilidade (se estava em MX, ficará em MX na mesma), mas apenas a totalidade do valor ou percentagem que a habilidade ofereçe ou faz. Por outras palavras, melhora a habilidade, sem que a mesma saia do nível de mestria actual.
IMPORTANTE: O livro tem que ser o livro da tua habilidade.
Livros faixa do esquecimento
Ao leres um livro faixa de esquecimento de uma skill tua, essa skill perderá um ponto, que poderás dá-lo a outra habilidade que aches mais forte ou mais útil.
Estes livros podem-se usar em duas situações:
1º Arrependeste-te de dar pontos ou um ponto, numa habilidade, e pretendes mudar esses pontos. EX: Tens um ponto no teu warrior mental dado no ataque espiritual, e pretendes mudar para o terramoto, pois reparaste que era mais útil e que gostavas mais dele.
2º Quando a skill falha a passagem de normal para mestre, poderás usar o livro dessa skill para uma segunda oportunidade. EX: O tiro do dragão da tua shaman, está a 17, subiste de nível, e dás o ponto à skill na esperança que a mesma fique a mestre, mas por azar teu ela subiu para 18, usas o livro de faixa de esquecimento desta skill, e ela voltará a ter 17 pontos, podendo por isso, tentar novamente a sorte para passar a skill para mestre.
PS: Uma habilidade que tenhas em mestre, se leres o livro, ela ficará a 16, seja qual for o nível de mestre da habilidade (17-1).
Livros de combo
Servirá para a tua personagem aumentar o combo, cada personagem será capaz de fazer num combo 4 hits, o máximo de combo aprendido será de nível 2, ou seja, a personagem terá a capacidade de fazer 6 hits.
Como funciona???
Existem 3 livros diferentes de combo para ler, arte de combo, capacidade de combo e mestre combo. De nível 30 a 50 o teu combo apenas poderá ter 5 hits (nível 1), depois de nível 50, já poderás ter combo de nível 2 e ficarás com 6 hits. É de notar que qualquer um dos 3 livros referidos serve para aumentar o combo, seja qual for o nível de combo evoluído, ou seja, para combo 1, poderás ler tanto o arte combo, como capacidade combo e como o mestre combo.
Nota: Os combos na ninja arqueira não terão efeito, logo, aprender combos numa ninja arqueira será desperdício total de dinheiro.
Livros de transformação
Irei afastar-me um bocado do assunto, falando o que é a transformação (pollymorph).
No jogo, a tua personagem poderá transformar-se em vários montros e isso trará vantagens como teres as qualidades do monstro em que te transformas (melhoradas até) e o facto de puderes confundir o teu inimigo (até certo limite).
Transformar, que precisas e o que aconteçe:
1º Teres a marmore do monstro que te pretendes transformar.
2º A transformação pode durar entre 5 a 30 min dependendo do nível do teu pollymorph. O facto do pollymorph estar num nível mais elevado, só altera o tempo e a força do monstro da mármore.
3º Caso sejas morto quando estás tranformado, voltarás á tua forma original quando ficares vivo de novo.
4º Estarás sempre com dragongod, ou seja, se fores cruel, nunca haverá o perigo de dropares os teus items.
5º Precisas de ser de nível igual ou superior ao do monstro que te queres transformar, para te poderes tranformar nele.
Para aprenderes o pollymorph até mestre perfeito (nível 40), terás de ler vários livros de transformação até a um certo nível de pollymorph.
Do nível 1~20 - Livros transformações
Do nível 21~30 - Livros transformações avançadas
Do nível 31~40 - Livros transformações mestres
Nota: Para passar do nível 20 para o 21 terás de ler o avançado, e do 30 para o 31, o mestre.
Livros arte mineral
Irei desviar-me um bocado do assunto e explicar o que é mineração.
No jogo existe um utensilio bastante útil chamado picareta, com ele poderás extrair dos vários veios o mineral correspondente a esse veio. Para minerares irás necessitar de ser nivel 30 ou mais, e ter uma picareta, como é óbvio.
A hipotese de extraires o mineral correctamente dependerá de dois factores: do nível da picareta (varia entre 0 a 9)e do nível da skill de mineração (varia entre 1 e 40).
A primeira parte da tabela será o nível da picareta, que será ganho com o uso da mesma, por cada tentativa de extracção do mineral de um veio (bem ou mal sucedida) ganhas um ponto para a picareta.
A segunda parte da tabela é o nível de mineração, este sim, será aprendido com o livro arte mineral, por cada livro lido com sucesso, ganhas um ponto de mineração.
Notas importantes:
-A percentagem final de chance de mineração, será somares a percentagem tirada da primeira tabela com a percentagem tirada da segunda tabela, exemplo: tens a picareta a nível 6 e a skill a nível 15, logo, 30% (aprox.) + 16% = 46%.
Aviso: O que fazer com os minerais tirados dos veios, é um assunto ainda por discutir.
Livros manual de treino
Quando tiveres o teu cavalo, antes de puderes andar nele, caso ele esteja no estábulo, terás de chamá-lo, e por vezes acabas irritado quando gastas a tua sp toda ao tentar chamar o cavalo, e isto deve-se ao facto de a tua chance de evocação ser muito baixa. Chance de evocação é a probabilidade que tens de chamar o teu cavalo em cada tentativa, ela será ao inicio igual a 10%, e poderá ser aumentada com o livro manual de treino, ao leres um livro destes com sucesso, a probabilidade de o cavalo ser chamado com sucesso, será maior, e cada vez mais, até 100%.
--->Níveis de evocação:
Nível 0: 10% de chances.
Nível 1: 15% de chances.
Nível 2: 20% de chances.
Nível 3: 30% de chances.
Nível 4: 40% de chances.
Nível 5: 50% de chances.
Nível 6: 60% de chances.
Nível 7: 70% de chances.
Nível 8: 80% de chances.
Nível 9: 90% de chances.
Nível 10: 100% de chances.
Por cada livro lido com sucesso, o nível aumenta 1.
Torna-se bastante útil ter o nível alto, para quem não gosta de deixar o cavalo a dormir fora, ou para quem não gosta de andar com ele atrás quando fora dele. Basta manda-lo embora e chamá-lo conforme precise dele.
livros arte de equitação
Apenas poderás usar estes livros quando tiveres a tua char a nível 50+, este livro serve para dar pontos às skills do cavalo militar, pois assim como a tua char, o cavalo também ganhará skills, e poderás usá-las com o teu cavalo, essas skills para as poderes dar, terás que usar o livro arte de equitação e ter o cavalo militar; por cada livro lido com sucesso, poderás dar um ponto a uma das 3 skills do teu cavalo (4 se for ninja arqueiro). Assim como as nossas estas skills, também poderão ser mestres e grandes mestres, por isso lê o maior número de livros possíveis.
Nota: Se leres livros destes, antes de teres cavalo militar, os pontos dos livros irão acumular, para quando tiveres cavalo militar, poderes distribuir os pontos pelas habilidades. É de notar que se estás a pensar em não ter cavalo militar, não valerá a pena leres estes livros, pois só servirão mesmo para as skills do cavalo militar.
Livros de línguas
Ao criares a tua char, ela apenas será capaz de falar a língua do reino onde foi criada, para aprenderes a ouvir as outras línguas, terás de ter lido com sucesso, 20 livros de cada uma das duas línguas que não sabes. Quando a aprendizagem da língua estiver a nível 20 (M1-mestre 1), serás capaz de perceber essa língua, mas não serás ainda capaz de a falar, para tal terás de ler mais 10 livros, para assim meteres a língua a GM, e então puderás percebê-la e falá-la. ATENÇÃO: No metin2.pt ainda não existe o gm (grande mestre) da língua, logo quando chegares a M1, se chegares, não poderás aprender mais a língua, ou seja, apenas a saberás perceber (ouvir), mas não falar.
Nota: Numa missão do nível 40, irás ganhar o anel de idiomas, esse dura-te 30 dias, durante esses 30 dias, independentemente do nível que tenhas nas línguas, conseguirás falar as 3 línguas fluentemente (ouvir e falar). Quando este se acabar, ainda poderás comprar anéis de idiomas na loja online.
Livros de lideranças
Desde o inicio do jogo que ao ires matar monstros, o chamado upar, irás verificar que o poderás fazer em grupos, estando a matar monstros com outros amigos, e essa experiência ganha é divivida pelos membros do grupo + experiência adicional, contra certos monstros, em certas situações, que depois encontrarás, irás ver que isto valerá bem a pena.
Verás nas skills da tua char, que tem uma skill chamada capacidade de liderança. Essa skill poderá ir de nível 0, a nível 40, e terás vários beneficios, conforme o nível da habilidade.
Como base, sem níveis, poderás fazer grupos de 8 pessoas no máximo, e a experiência bonús, também aumentará, até 100% no máximo.
Existem 3 livros diferentes de liderança, também conhecidos por livros de arte de guerra, esses são: Sun-zi, wu-zi e weiliao-zi.
O tema livros de liderança ainda é um mistério, e penso ser melhor actualizar o tópico quando houver informações precisas sobre isto.
Nota 1: Livros de skills e livros faixas de esquecimento, só os poderás encontrar em metin stones ao destrui-las.
Todos os outros, será uma questão de sorte apanhares um, pois poderás encontrar um em qualquer tipo de monstro, é uma questão de sorte. É de notar que os livros mestres apenas se encontram em cofres de ouro ou cofres de ouro+.
Nota 2: Qualquer leitura de qualquer destes livros pode falhar ou ser feita com sucesso, uns com mais probabilidades que outros, os que falham mais vezes serão os livros de habilidades (skills).